gnl - Ano novo, novas indicações

gnl AT framalistes.org

Assunto: GNU // Linux // Software Livre // Privacidade // Segurança // Linha de comandos

Arquivo da lista

Ano novo, novas indicações

Cronológico Linha
  • From: hrcerq <hrcerq AT disroot.org>
  • To: Lista GNL <gnl AT framalistes.org>
  • Subject: Ano novo, novas indicações
  • Date: Tue, 2 Jan 2024 21:38:16 -0300

Olá, pessoal.

Feliz ano novo pra todos, espero que as festas tenham sido boas.

Hoje gostaria de repassar algumas indicações de ferramentas que
encontrei no Codeberg[1] e que tenho gostado bastante.

[1] https://codeberg.org

A primeira delas é o newsraft[2], um agregador de notícias de linha de
comando. Eu usava o newsboat[3] antes dele, porém já há algum tempo
estava insatisfeito com ele, por parecer uma versão mais inchada e
desnecessariamente complexa do antigo newsbeuter. Quando soube que
enxertaram código rust nele, aí desanimei mais ainda.

O newsraft é uma versão mais "light", simples, escrito integralmente em
C, com atalhos mais intuitivos (ao menos pra quem já está acostumado
com o vi) e tem uma base de código aproximadamente 4 vezes menor que o
newsboat. Tenho usado ele há uns dois meses, com zero arrependimento.

[2] https://codeberg.org/newsraft/newsraft
[3] https://newsboat.org

Outra ferramenta que achei bem legal também é o nsxiv[4]. Um
visualizador de imagens com poucas dependências (bibliotecas do X11,
basicamente), que funciona em dois modos. No modo normal, ele exibe uma
imagem, no modo _thumbnail_ ele exibe miniaturas de imagens de um
diretório.

Eu usava o visualizador feh[5], que também é excelente. Porém o que
gostei no nsxiv é o suporte a SVG e GIFs animados, o que é útil pra mim
pois quando navego pelo links, uso programas externos pra abrir as
imagens, que vez ou outra estão nesses formatos.

[4] https://nsxiv.codeberg.page/
[5] https://feh.finalrewind.org/

--
Att,
@hrcerq

  • Ano novo, novas indicações, hrcerq, 03/01/2024

Arquivo provido por MHonArc 2.6.24.

Top of Page