gnl - Backdoor plantado no xz descoberto recentemente

gnl AT framalistes.org

Assunto: GNU // Linux // Software Livre // Privacidade // Segurança // Linha de comandos

Arquivo da lista

Backdoor plantado no xz descoberto recentemente

Cronológico Linha
  • From: hrcerq <hrcerq AT disroot.org>
  • To: Lista GNL <gnl AT framalistes.org>
  • Subject: Backdoor plantado no xz descoberto recentemente
  • Date: Sat, 30 Mar 2024 16:15:07 -0300

Olá, pessoal.

Estive um pouco ausente aqui na lista, pois estava de férias e depois
não tive tempo de compartilhar nada novo por aqui.

Hoje me deparei com essa notícia [1] sobre um backdoor plantado no xz
com a finalidade de comprometer túneis SSH. O que me chamou atenção
neste caso é o modus operandi, que se valeu de falhas no modelo de
desenvolvimento bazar, no qual pessoas completamente estranhas podem se
tornar peças chave dentro de um projeto.

Esse outro artigo [2] detalha mais alguns pontos sobre a linha do tempo
referente a isso, onde vemos que o processo começou há mais de dois
anos.

[1]
https://arstechnica.com/security/2024/03/backdoor-found-in-widely-used-linux-utility-breaks-encrypted-ssh-connections/
[2] https://boehs.org/node/everything-i-know-about-the-xz-backdoor

--
Att,
@hrcerq

  • Backdoor plantado no xz descoberto recentemente, hrcerq, 30/03/2024

Arquivo provido por MHonArc 2.6.24.

Top of Page