gnl - Dicas da semana

gnl AT framalistes.org

Assunto: GNU // Linux // Software Livre // Privacidade // Segurança // Linha de comandos

Arquivo da lista

Dicas da semana

Cronológico Linha
  • From: Hugo Cerqueira <hrcerq AT disroot.org>
  • To: Lista GNL <gnl AT framalistes.org>
  • Subject: Dicas da semana
  • Date: Sun, 5 Jun 2022 18:01:17 -0300

Olá, #gnlnautas, espero que tenham tido uma boa semana.

Desde o triste fim do serviço logbot, no ano passado, amargamos a
impossibilidade de rever dicas que comparilhamos no canal no passado.

Portanto hoje estou iniciando o que pretendo tornar uma prática
semanal, a lista de dicas da semana! As dicas que compartilhamos no
canal #gnl serão semanalmente revistas e recompartilhadas aqui na
lista. Evidentemente, as dicas que foram feitas quando eu não estava
presente eu não tenho como recompartilhar aqui, mas se alguém lembrar
de alguma, está livre para responder, informando o que faltou.

Ainda é um experimento, e com o tempo vamos nos adaptando. Por
enquanto, teremos três categorias de novidades: serviços, livros e
software. Então vamos ao que interessa!

Serviços
========

Muito bem, vamos começar falando de um serviço que contribui muito para
a aquisição de conhecimento: uma biblioteca de conteúdo livre!
Explicando, uma biblioteca na qual todo o material disponível está sob
licenças que permitem a livre redistribuição do material. Estou falando
da Open Textbook Library [1].

A biblioteca conta com ótimos livros, elaborados por professores de
diversas universidades. Material riquíssimo.

[1] https://open.umn.edu/opentextbooks/

Outro serviço bacana diz respeito à hospedagem de páginas estáticas. É
sempre legal encontrar serviços que ajudam na construção de uma Web
mais livre e colaborativa. O serviço em questão é o Gossip's Web [2].

[2] https://gossipsweb.net/

Livros
======

Um livro que captou a minha atenção de imediato, ao vasculhar a já
mencionada biblioteca Open Textbook Library foi o título "Deleting
Dystopia: Re-Asserting Human Priorities in the Age of Surveillance
Capitalism" [3], que fala sobre o vigilantismo massivo, o modelo
econômico que se formou sobre ele e sobre as perigosas implicações que
já acontecem hoje ou que ocorrerão em breve.

[3]
https://open.umn.edu/opentextbooks/textbooks/deleting-dystopia-re-asserting-human-priorities-in-the-age-of-surveillance-capitalism

Outro livro interessante é o "Uncurled" [4], escrito por ninguém mais,
ninguém menos que Daniel Stenberg, autor da biblioteca/utilitário de
linha de comando "curl". Neste livro, ele compartilha o que aprendeu
sobre a manutenção de projetos de código aberto em três décadas.

[4] https://un.curl.dev/

Outro livro sugerido é o "A que custo" [5], de Nicholas Freudenberg.
Que fique claro, este livro já sai um pouco do escopo técnico, mas tem
alguma relação, pois é crítico ao modo como grande corporações
interferem na saúde pública, e dentre estas estão as Big Techs,
altamente influentes neste sentido.

[5] https://elefanteeditora.com.br/produto/a-que-custo/

Software
========

Agora vamos falar de projetos de software. O primeiro deles é o
YouTubeDrive [6], que de modo engenhoso proporciona que o Youtube seja
utilizado como diretório de armazenamento e backup, uma estratégia bem
inusitada.

[6] https://github.com/dzhang314/YouTubeDrive

O segundo é o musikcube [7], que pode ser usado tanto como biblioteca,
cliente e servidor de áudio, provendo uma interface de terminal para
pesquisar uma biblioteca de áudio, tocar músicas dessa biblioteca, e
até mesmo fazer streaming.

[7] https://github.com/clangen/musikcube

Bem, isso é o que tivemos nessa semana, espero que tenha gostado dessa
iniciativa, e lembre-se: seu feedback é muito importante.

--
Atenciosamente,

Hugo R. Cerqueira

"A única maneira de lidar com um mundo sem liberdade é tornar-se tão
absolutamente livre que a sua própria existência seja um ato de
rebelião."

(Albert Camus)

  • Dicas da semana, Hugo Cerqueira, 05/06/2022

Arquivo provido por MHonArc 2.6.19+.

Top of Page