gnl - Re: (noticia sobre ceo "arrependido")

gnl AT framalistes.org

Assunto: GNU // Linux // Software Livre // Privacidade // Segurança // Linha de comandos

Arquivo da lista

Re: (noticia sobre ceo "arrependido")

Cronológico Linha
  • From: Hugo Cerqueira <hrcerq AT disroot.org>
  • To: gnl AT framalistes.org
  • Subject: Re: (noticia sobre ceo "arrependido")
  • Date: Thu, 14 Apr 2022 07:21:50 -0300

> nao vejo posts por aqui tem um tempo...

É verdade, nouoneq. Obrigado por me lembrar disso e ajudar a manter a
lista movimentada.

> https://www.ibtimes.com/it-jack-dorseys-fault-internet-broken-twitter-ceo-blames-himself-centralized-web-3461187

Bem, o que posso dizer sobre isso? Esse é mais um daqueles artigos
"água com açúcar". A intenção é fazer você se sentir um pouco melhor,
mas no fim das contas não muda coisa alguma.

CEO de Big Tech que se deu bem pra caramba ferrando a sociedade vem com
esse papinho de que se sente culpado agora? Só agora? Aí ele resolve
fazer essa "confissão" justo onde? Na própria plataforma centralizada,
aderente ao modelo que ele critica. Muito convincente (só que não).

E o mais engraçado... se ele critica a centralização que ajudou a
construir, e sendo uma figura conhecida (ao menos dentro do Twitter),
como pode ele fazer um post como esse dentro da rede, com as bênçãos
dos acionistas da plataforma (que no fim são quem dá as cartas)? Só há
uma explicação: porque eles sabem que no fim essas palavras não vão
mudar absolutamente nada.

Esses CEOs, "If-Ai-Ou"s, e "Ai-Fi-Fou"s gostam de usar a palavra
disrupção, mas não entendem nada de disrupção na prática (ou se
entendem, fingem não entender). E aposto que tremem nas bases quando
pensam na disrupção real.

E eu digo o que a disrupção real é, nesse caso: a disrupção real é
acabar de uma vez por todas com o esquema de pirâmide criado no vale do
silício. Que esquema é esse? É o esquema que diz: você pode ter uma
ideia (assim, num momento de epifania), e de uma hora pra outra você
vira o próximo grande gênio que com um aplicativo construirá seu
império.

Me fala se isso não é um esquema de pirâmide. Plataformas que atingiram
o porte e alcance como do Twitter jamais existiriam sem um apoio
estatal pesado.

E posso dar um exemplo de alguém que foi verdadeiramente disruptivo.
Com todas as críticas que tenho a ele, Stallman foi disruptivo ao
propor uma lógica de relação com os programas em que a figura do autor
pode existir, mas você não precisa pedir bênção a ele pra usar o
programa.

E isso não apenas é economicamente viável, como é muito mais saudável
para a economia como um todo (diferente do modelo de comercialização
que começava a se consolidar, à época de concepção do software livre).

O conteúdo chorumesco continua no quarto parágrafo (desconsiderando a
citação), ao mencionar o interesse do tal ex-CEO arrependido pelas
criptomoedas como solução (!!). E piora no quinto ao mencionar uma
figura deplorável que me recuso a repetir o nome, mas que adora posar
de "disruptivo", quando na verdade trabalha arduamente para manter as
coisas como estão.

E o próprio artigo mostra isso nas entrelinhas. Se o algoritmo do
Twitter deveria ser de código aberto? Bem, sabemos o que isso significa
na prática. Isso seria entregar a mão pra não perder o braço (e depois
ainda recuperar a mão).

Ou seja, eles devem estar pensando algo como: "As pessoa pedem
transparência? Ok, vamos dar transparência, mas ainda seremos nós os
controladores da plataforma. Depois criamos uma outra camada de
opacidade que ninguém vai perceber e está resolvido."

--
Atenciosamente,

Hugo R. Cerqueira

"A única maneira de lidar com um mundo sem liberdade é tornar-se tão
absolutamente livre que a sua própria existência seja um ato de
rebelião."

(Albert Camus)

  • [no subject], nouoneq, 05/04/2022
    • Re: (noticia sobre ceo "arrependido"), Hugo Cerqueira, 14/04/2022

Arquivo provido por MHonArc 2.6.19+.

Top of Page