Sympa Menu

gnl - Re: Reconhecimento Facial

gnl AT framalistes.org

Subject: GNU // Linux // Software Livre // Privacidade // Segurança // Linha de comandos

Re: Reconhecimento Facial

  • From: Hugo Cerqueira <hrcerq AT disroot.org>
  • To: gnl AT framalistes.org
  • Subject: Re: Reconhecimento Facial
  • Date: Wed, 8 Dec 2021 23:54:35 -0300

> [...]
>
> Começamos a procurar algumas empresas e encontramos a CLARO, que seria a
> que mais se encaixava nos serviços que nós queremos!
>
> só que para fechar o contrato eles falaram que eu teria que mandar uma
> foto minha para eles deixarem no banco de dados, para fazer
> reconhecimento facial (nenhum serviço nunca pediu para que eu mandasse
> uma foto minha)...

Essa é novidade pra mim. Não sei se eles podem exigir isso, mas se
puderem, pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD),
( https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm ),
eles são obrigados a dizer qual a finalidade disso.

De qualquer forma, veja se você poderia evitar isso fazendo a
contratação diretamente na loja física. Porque uma justificativa
minimamente plausível para isto é evitar fraudes nas quais a pessoa
contrata o serviço no nome de um terceiro. Fazendo a compra na loja
física não haveria essa "desculpa".

> pedi os termos para saber como eles tratavam esse dado e o mais perto
> que eles conseguiram foi um vídeo mostrando como fazia para mandar a
> foto ? (kkkk achei engraçado isso e um pouco preocupante)

Isso na melhor das hipóteses é despreparo pra atender o cliente. Mas
não me espantaria saber que estão apenas se fazendo de bobos pra evitar
revelar as suas reais intenções. Você agiu corretamente ao pedir esses
termos e meu conselho é que não envie foto alguma até ter mais
informações sobre o uso que pode ser feito. Se exigirem foto, eles no
mínimo tem que apresentar um contrato detalhando o uso que pode ser
feito.

> enfim, queria saber a opinião dos senhores sobre esse assunto...
>
> Aqui em casa estamos na duvida se mandamos essa tal foto ou não...

Minha opinião infelizmente não pode te ajudar muito, mas aqui vai ela:

Esse povo das teles são uns canalhas. Zero respeito pelo cliente. Só
querem f... com as nossas vidas. Nada mais.

--
Atenciosamente,

Hugo R. Cerqueira

"A única maneira de lidar com um mundo sem liberdade é tornar-se tão
absolutamente livre que a sua própria existência seja um ato de
rebelião."

(Albert Camus)

Archive powered by MHonArc 2.6.19+.

Top of Page