Sympa Menu

gnl - Re: Um papo sobre shells

gnl AT framalistes.org

Subject: GNU // Linux // Software Livre // Privacidade // Segurança // Linha de comandos

Re: Um papo sobre shells

  • From: Hugo Cerqueira <hrcerq AT disroot.org>
  • To: gnl AT framalistes.org
  • Subject: Re: Um papo sobre shells
  • Date: Thu, 22 Oct 2020 00:33:40 -0300

Bom, já se foram alguns dias desde que iniciei esse experimento, e eu
tenho gostado muito do oksh. Mas especialmente de uma coisa eu tenho
sentido falta do bash: o suporte ao completamento de subcomandos.

Nunca fui fã de sintaxes ou opções especiais não compatíveis com posix,
presentes no bash, mas o suporte ao completamento realmente é algo que
faz diferença pra mim, e infelizmente o oksh propositalmente não
oferece suporte a isso, apenas ao comando principal.

Essa diferença fica mais evidente quando fazemos um uso mais intensivo
de utilitários de linha de comando como git, docker, openssl/libressl,
curl, awk, sed, entre outros.

Por esse motivo decidi que a relação de custo-benefício do bash ainda
está valendo para mim. Ainda assim refoço que o oksh é um excelente
shell, e é bastante usável no modo interativo.

  • Re: Um papo sobre shells, Hugo Cerqueira, 10/22/2020

Archive powered by MHonArc 2.6.19+.

Top of Page