Sympa Menu

gnl - urxvt, um excelente emulador de terminal

gnl AT framalistes.org

Subject: GNU // Linux // Software Livre // Privacidade // Segurança // Linha de comandos

urxvt, um excelente emulador de terminal

  • From: Hugo Cerqueira <hrcerq AT disroot.org>
  • To: Lista GNL <gnl AT framalistes.org>
  • Subject: urxvt, um excelente emulador de terminal
  • Date: Sat, 10 Oct 2020 19:26:27 -0300

E aí, pessoal, beleza?

Hoje vou compartilhar um pouco o que tenho observado sobre o emulador
de terminal urxvt (que na maioria das distribuições é conhecido pelo
pacote rxvt-unicode). É sabido por alguns do nosso grupo que eu utilizo
o ambiente gráfico XFCE, e também que tenho olhado com um pouco mais de
atenção para o mundo dos window managers, em especial o OpenBox.

Nessas circunstâncias, é natural que eu comece a me interessar também
por um emulador de terminal "avulso", que não faz parte de um ambiente
gráfico específico, e principalmente, que seja mais leve. Ocorre que o
urxvt possui essas características.

Um dos fatores que me deteve inicialmente é o fato de que ele é um
pouco "enjoado" para configurar. O urxvt possui várias propriedades que
devem ser configuradas (geralmente no arquivo .Xresources), uma por
uma. Verdade seja dita, existem utilitários que facilitam esse
processo, fato que acabei descobrindo depois de me aventurar nessas
configurações.

De todo modo, não é nada que um pouco de leitura não resolva. Em
especial, recorri à Arch Wiki inicialmente, e também às excelentes man
pages do urxvt. Outro facilitador é o fato de que há muitos exemplos de
personalização do urxvt (e do xterm, que é configurado do mesmo modo)
em repositórios por aí afora, aqui vão alguns exemplos:

* https://github.com/logico-dev/Xresources-themes
* https://github.com/AntSunrise/URxvt-themes
* https://github.com/dracula/xresources
* https://github.com/solarized/xresources

Como há bastante tempo uso o tema solarizado, acabei me baseando nesse
último. Mas é claro que além das cores do terminal, muitas coisas
interessantes podem ser configuradas, como tamanho padrão do terminal,
uso ou não de bordas, fontes, entre outras características.

Mesmo com toda a personalização aplicada, ele ficou mais leve que o
emulador de terminal do XFCE. A título de curiosidade, um terminal
urxvt aberto com tmux, weechat, straw-viewer e mais um shell inativo,
consumia cerca de 21 MB de memória. Em contrapartida um xfce4-terminal
aberto sem nada além de um shell inativo consumia aproximadamente 55 MB.

| $ ps -o pid,cmd,rss 1530 3393
|
| PID CMD RSS
| 1530 /bin/urxvt 21780
| 3393 xfce4-terminal 56444

Bem depois, encontrei também um utilitário interessante (que no momento
não estou usando, mas acho interessante compartilhar mesmo assim),
chamado wpgtk. Você escolhe uma imagem de papel de parede e ele
automaticamente detectará cores presentes na imagem e organizará
essas cores como tema do terminal.

Assim você não precisa se preocupar em escolher um tema que combine com
um papel de parede específico (vamos combinar, é uma tarefa muito
ingrata). De minha parte pelo menos, não tenho talento nenhum pra isso.
Mas por hora decidi continuar usando o tema solarizado independente da
imagem de fundo.

--
Atenciosamente,

Hugo R. Cerqueira

"As invenções são, sobretudo, o
resultado de um trabalho teimoso."

(Alberto Santos-Dumont)

  • urxvt, um excelente emulador de terminal, Hugo Cerqueira, 10/11/2020

Archive powered by MHonArc 2.6.19+.

Top of Page