Sympa Menu

gnl - Re: Participai, amigos

gnl AT framalistes.org

Subject: GNU // Linux // Software Livre // Privacidade // Segurança // Linha de comandos

Re: Participai, amigos

  • From: Hugo Cerqueira <hrcerq AT disroot.org>
  • To: gnl AT framalistes.org
  • Subject: Re: Participai, amigos
  • Date: Sat, 19 Sep 2020 22:29:01 -0300

Valeu por já responder, Celso.

> Criei uma conta no libregit e não conhecia esse serviço.Posso até
> estar engando mas minha primeira impressão é que se trata de um
> repositório de conhecimento. [...]

Não deixa de ser. O Libregit é um serviço de repositórios de código,
baseado no sistema de controle de versão Git (que a propósito foi
criado pelo Torvalds para desenvolvimento do kernel Linux, e depois
ficou mais famoso com o surgimento do Github). O Libregit usa o
software Gitea, que é software livre, para gerenciar repositórios Git,
e é um serviço mantido no Brasil.

Como é de se esperar de um repositório Git, ele não é adequado para
arquivos binários. Ele se destina principalmente a arquivos de texto
(especialmente códigos).

Nele é possível criar repositórios privados e repositórios públicos.
Isso é útil para quando você não considera que seus códigos estão
maduros o bastante para ficarem expostos.

> [...] Por exemplo:
> Tenho uma maneira de configurar meu sistema após terminar sua
> instalação com o uso de um script criado por mim, posto ele no
> libregit e caso alguem queira aprimorar ou colaborar na sua
> melhoria, pode modifica-lo.

É uma possibilidade. Mas conforme disse, você pode escolher entre
deixar os seus scripts em aberto ou não. É claro que receber
contribuições externas é bom, mas fica a seu critério quando e como
isso ocorrerá. Uma vez que você cria um repositório, você decide quem
poderá contribuir código, e quais contribuições você incluirá na sua
branch master (principal).

> É um tipo de dropbox, mas de arquivos compartilhados por
> programadores para aprimoramento.
> Estou certo?

O conceito não está totalmente errado, mas como comentei, um
repositório git não é muito apropriado para arquivos binários. Serviços
como o dropbox são basicamente um sistema de arquivos hospedado
remotamente no qual você pode jogar qualquer tipo de arquivo. Ele não
faz controle de versionamento (embora você possa configurar um dentro
dele).

Se tiver interesse em compreender melhor como isso funciona, abra um
novo tópico (isto é, envie um novo e-mail para essa lista, com as
dúvidas que tiver). =)

P.S.: Se for possível (e isso dependerá de onde estiver editando a
mensagem), mantenha um limite de 72 caracteres por linha. Fica mais
legível e é uma prática comum em listas de e-mail. Mas se não for, tudo
bem. É apenas uma boa prática.

--
Atenciosamente,

Hugo R. Cerqueira